A revista de literatura brasileira contemporânea Organismo chega aos números 10 e 11 e celebra os lançamentos nesta quarta-feira (18/05/2022), às 18 horas, no Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra, em Salvador. O evento, com entrada gratuita, terá participações dos poetas organizadores, Carlos Arouca e Lubi Prates, em modalidade remota e presencial, do poeta Jorge Augusto e da intelectual negra Ana Carla Portela. O bate-papo abordará a organização da revista e a literatura contemporânea.
Estreada em 2015, a revista Organismo tem curadoria itinerante e, a cada edição, dois poetas e/ou críticos de literatura organizam a publicação. Assim, a revista nº 10 é organizada por Lubi Prates e Carlos Arouca, e a nº 11 materializa uma expectativa já divulgada para os leitores da revista: uma reedição produzida por estudantes do ensino médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e dos primeiros semestres da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Alagoinhas).
As publicações visam contribuir para uma cartografia mais ampla da literatura brasileira e contam com poetas de todo o Brasil, além de entrevistas e textos sob diversas propostas ético-estéticas. “A revista Organismo tem o propósito de estimular o diálogo entre as diferentes cenas da literatura brasileira contemporânea, em uma conversa que começa a partir da Bahia, mas atravessa todo o país”, completa o coordenador geral do projeto, o poeta e editor Jorge Augusto.
A publicação é estruturada de forma que todas as páginas sejam destacáveis, assim, cada leitor pode, à sua vontade, reeditar os números ou a coleção inteira. Esse gesto visa estimular e popularizar a compreensão do leitor como crítico, atualizando de forma radical a edição da revista com as discussões sobre releituras do cânone e formação leitora.










